Quem realmente manda e Belford Roxo!!!


Belford Roxo quer saber quem manda na cidade

Supersecretário teria mais poderes que o prefeito
João é o supersercretário de Dennis
Ele nunca teve um voto sequer, jamais ousou disputar uma eleição diretamente, mas é apontado como o “imperador” de Belford Roxo, um homem “temido” pelos servidores municipais e bajulado pelos que precisam de uma boquinha na Prefeitura. É chamado de doutor mesmo sem nunca ter frequentado uma universidade e é mais ouvido pelos vereadores que o próprio dono da caneta, o prefeito Adenildo Braulino dos Santos, o Dennis Dauttman. O homem em questão é o secretário de Administração João Magalhães da Silva, o Joãozinho, braço direito do então prefeito Jorge Júlio Costa dos Santos, o Joca, prefeito de fato nas gestões da viúva Maria Lúcia Neto dos Santos e, afirmam membros do próprio governo, o manda-chuva nos dias de hoje.


Eleito prefeito em outubro de 2012, o baiano Adenildo, então vereador, não tinha a mínima chance de vencer a disputa pela Prefeitura, mas, contam alguns aliados, bastou o apoio do grupo liderado por Magalhães, para passar a liderar as pesquisas de intenção de votos.  Então Braulino é o prefeito de direito, uma vez que foi escolhido pela maioria dos eleitores, mas daí a mandar, é outra conversa... “O prefeito faz sala. É a representatividade. É o homem que aparece nas fotos, mas as ordens são dadas pelo Joãozinho. É o secretário quem manda em tudo”, diz um aliado do prefeito.
Joãozinho era dono de uma autoescola até Joca ser eleito, em 1992, primeiro prefeito da história de Belford Roxo para um mandato de seis anos. Jorge Júlio foi assassinado em 1995 e seu mandato foi concluído pelo então vice-presidente da Câmara de Vereadores, Mair Rosa, uma vez que o vice-prefeito, Ricardo Gaspar, havia sido eleito deputado estadual. Joãozinho ficou um ano e meio fora do governo, mas voltou mais forte em janeiro de 1997, quando a ex-primeira-dama Maria Lúcia assumiu a Prefeitura. O poder de João Magalhães durou até 31 de dezembro de 2000, quando Maria Lucia foi substituída por Waldir Camilo dos Santos, o Waldir Zito, que por conta de uma gestão desastrosa, devolveu o poder a ela em 1º de janeiro de 2005. Em 2008 João tentou manter-se prefeito de fato buscando eleger Sulamita do Carmo, outra criação de Joca na gestão atual -, mas Sula, como a secretária de Assistência Social é mais conhecida, não deu nem para a saída. Foi engolida nas urnas pelo petista Alcides Rolim, derrotado em 2012 pelo cacique Joãozinho através da figura de Dennis.

Comentários